A palavra benchmarking vem do inglês “benchmark “que significa “referência”, ou seja, é fazer uma análise das melhores estratégias utilizadas por companhias concorrentes para saber o que está dando certo dentro do mercado. Não importa o tamanho da sua empresa e há quanto tempo ela existe, essa estratégia é essencial se você quer que ela se mantenha relevante dentro do mercado.
Para fazer um bom benchmarking o ideal é escolher entre três e cinco concorrentes para analisar de perto e até mesmo uma empresa de um segmento diferente para pegar ideias de estratégias que podem ser replicadas dentro da sua área. A partir daí você deve focar em responder às seguintes perguntas:
- Que canais essas empresas utilizam e quais estratégias usam em cada canal?
- Qual é a linguagem utilizada por eles e quantas vezes por dia eles se comunicam com o consumidor?
- Que pessoas famosas fazem propagandas para as empresas da concorrência? Elas têm conexão com o público-alvo do seu segmento?
- Qual é a qualidade do conteúdo compartilhado por eles? E o design de suas redes sociais?
- Qual é a velocidade que o site deles demora para carregar e o quão fácil é a experiência de navegação para um consumidor?
Depois de responder essas perguntas, liste o quê você pode aprender com as outras empresas. Lembre-se que você pode e deve aprender com acertos e com erros também!
Fazer essas análises e transformá-las em projetos e ações para que seu negócio evolua pode ser muito difícil de se fazer sozinho, por isso é importante que você tenha uma Agência de Marketing profissional, com experiência e líder de mercado ao seu lado.
Uma agência de marketing pode desenvolver o benchmarking perfeito para a sua empresa, afinal essa estratégia não é algo pontual, mas sim algo que você deve fazer sempre que necessário para manter-se relevante em seu setor, fazendo com que seus clientes te notem e se engajem com as suas estratégias de marketing.
Bom, agora que você já sabe o que é benchmarking e como fazê-lo, não fique aí parado, conte com uma agência de marketing especializada para que eles te ajudem a ser referência dentro do seu segmento.
Por Rafaela Fernandes
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