Não importa qual seja o seu mercado de atuação, os tipos de clientes e seus comportamentos de compra são sempre os mesmos e se você não conhece esses tipos de clientes você pode vir a ter problemas para fechar suas vendas.
Bom, se esse é seu caso não precisa se preocupar, pois no post de hoje nós vamos mostrar quais são os 3 tipos de clientes mais comuns que existem.
Bora conferir?
3 tipos de Clientes
Nós encontramos geralmente 3 tipos de clientes comuns, e a divisão deles não é nem um pouco semelhante conforme nos mostra a pirâmide a seguir:
No topo da Pirâmide, nós encontramos uma minoria absoluta, aproximadamente 1% dos clientes são aqueles que estão totalmente prontos para a compra, ou seja, esse tipo de cliente sabe exatamente que possui um problema e sabe que existe um produto ou serviço que pode solucionar esse problema.
Em outras palavras, ele está pronto para passar o cartão e compensar o dinheiro em sua conta, e a grande verdade é que é muito fácil vender para esse tipo de cliente, basta apenas uma boa oferta e bingo!
Porém, existe um problema.
90% da concorrência está trabalhando em cima deste mesmo cliente.
Isso porque de uma maneira geral os vendedores não são treinados para aplicar uma comunicação persuasiva e acabam por criar ofertas genéricas, aquelas que são bem diretas e de uma certa forma, bem agressivas.
Para esse cliente que está pronto para a compra, basta escolher a melhor oferta e finalizar a compra.
Na sequência da Pirâmide nós temos aproximadamente 9% dos tipos de clientes.
Para esse grupo, eles sabem que existe um problema que pode ser solucionado através de um produto do mercado, que as vezes é até mesmo o seu produto ou serviço, porém ele está procrastinando, deixando sempre para depois essa compra.
E por consequência ele acaba que nunca comprando.
Esse tipo de cliente procrastina porque ele ainda não enxerga o seu produto como uma prioridade na vida dele.
Na visão dele aquele problema pode ser adiado e não é tão importante assim. Neste caso você deve trabalhar a sua comunicação para priorizar o seu produto, fazer com que ele enxergue que se não tomar uma atitude agora, depois poderá ser tarde demais.
Trabalhar os Gatilhos da Escassez e da Urgência costumam fazer um bom efeito em clientes assim, inclusive eu recomendo que leia este outro post onde falo mais sobre Gatilhos Mentais, tenho certeza que irá lhe ajudar.
Em contrapartida neste mesmo cenário aproximadamente 9% dos Concorrentes trabalham em cima deste cliente.
Isso significa que a quantidade de ofertas é baixa pra ele, então basta você aplicar algumas técnicas de Marketing de Diferenciação e mostrar o quanto será mais benéfico para ele tomar essa decisão de compra contigo do que com o Concorrente.
Inclusive se você quer se Posicionar como Referência em seu Mercado eu Recomendo que leia o meu E-book sobre Posicionamento e Marketing de Diferenciação.
Finalmente na base da pirâmide nós temos a maioria esmagadora dos clientes.
Isso mesmo aproximadamente 90% dos possíveis clientes, possuem um problema que pode ser resolvido através do seu produto ou serviço, mas eles nem sabem da existência do seu produto e pior, nem sabem que eles possuem um problema.
Complicado hein! Como vender para um cliente assim?
Talvez seja por isso que aproximadamente apenas 1% dos seus concorrentes investem nesse tipo de cliente, fazendo com que a gente tenha duas pirâmides contrárias conforme a imagem a seguir:
Mas vendo por outro lado, olha o potencial que esse público representa:
Concorrência quase zero e clientes ilimitados.
Bom, se você estiver disposto a trabalhar em cima deste público, não tem segredo, é puro Copywriting.
Através de técnicas de comunicação você consegue primeiramente atrair este Avatar através de alguma Isca que chame a atenção dele.
Daí em diante, basta você ir aquecendo esse lead através de conteúdos de valor que vá mostrando e principalmente o convencendo do problema que ele tem, e claro da solução que você pode oferecer.
Capriche na hora de criar a oferta e Bingo! Venda Realizada.
Sim, eu sei que não é simples assim, afinal se fosse simples nós não tínhamos apenas 1% dos nossos concorrentes tentando vender para esse tipo de Avatar.
Por isso eu recomendo que você aprenda Copywriting e se você quer uma indicação, eu recomendo o Ebook Copywriting do Jordão Felix, um dos maiores especialistas no assunto.
E aí quais os tipos de clientes você têm atraído? Me diz nos comentários o que você achou deste post e se você curtiu, não esqueça de compartilham em suas redes sociais.
Grande abraço e te vejo no próximo post!
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