Se você, caro leitor, não está conseguindo vender, talvez o problema seja a ausência de técnicas de persuasão em suas ações de venda.
Algo simples, mas que muitos não sabem é que para um visitante se tornar um cliente em potencial, ele precisa se identificar com o produto ou serviço que você está oferecendo.
Em outras palavras a sua oferta deve de alguma forma preencher algum vazio que existe no seu possível cliente.
Exatamente para isso que existem as técnicas de persuasão. Não para empurrar produtos a todo custo para as pessoas, mas sim para convencê-las que aquilo irá de fato resolver os seus problemas.
Veja agora 5 técnicas de persuasão que irão aumentar seus resultados
1. Reciprocidade
A técnica da reciprocidade tem como principal função criar um vínculo de compromisso entre você e o seu potencial comprador.
Imagine só:
Quando você recebe um presente de alguém, independente do seu valor, você certamente se sente muito grato, mas acaba ficando com aquela sensação de ter que retribuir esse alguém de alguma forma, não é?
Pois é exatamente assim que funciona a técnica da Reciprocidade, você oferece algo de qualidade e de alto valor agregado para sua audiência sem cobrar nada em troca por isso.
O seu público certamente estará muito mais propenso a comprar algo que ofereça em um breve futuro.
#Dica Extra: É importante que você use essa técnica com o intuito de realmente gerar valor para o seu público e não apenas como objetivo de gerar vendas. Os resultados virão a médio e longo prazo, porém serão muito mais eficazes.
2. Prova Social
Você já deve ter ouvido alguma coisa do tipo:
“Se todo mundo está fazendo isso, então deve ser bom”.
Ou então:
“Não entra ninguém naquela loja, os produtos devem ser péssimos”.
É comum as pessoas se sentirem confortáveis em consumir um determinado produto ou serviço que elas sabem que outras pessoas também já estão consumindo, essa atitude gera uma sensação de segurança no consumidor, mesmo que inconscientemente.
E é assim que utilizamos a técnica da Prova Social, mostrando para o nosso público que os produtos que nós recomendamos já são bem aceitos por outras pessoas.
Algumas maneiras de mostrar isso para nossa audiência são:
- Depoimentos de pessoas em seu site e fora dele (redes sociais);
- Comentários de visitantes em seus posts;
- Número de seguidores suas redes sociais;
- Fotos de clientes usando seus produtos.
#Dica Extra: Nunca ignore um comentário negativo, pelo contrário, procure solucionar o problema que resultou nesse comentário para mostrar que você está realmente engajado em ajudar o seu público.
3. Qualidade
Não importa se você irá promover produtos físicos ou digitais. Se não houver qualidade no que você está oferecendo, o serviço será a última coisa que o cliente irá querer saber.
Como exemplo, se você oferece um ótimo infoproduto, mas em um artigo ruim, o leitor irá associar a qualidade do artigo ao produto, isso sem ao menos conhecê-lo.
Imagine a seguinte situação:
Você resolve almoçar em um restaurante e tem duas opções a sua frente. Um desses está com a fachada caindo os pedaços e o seu interior não é nada agradável. Já o outro está totalmente ao contrário com a pintura em perfeito estado e um interior bastante convidativo.
Você certamente irá escolher a segunda opção, mas a sua real necessidade na verdade era almoçar, não é? Então como você pode saber que a comida do segundo restaurante é melhor do que a primeira?
Viu só… A mesma coisa ocorre quando você promove um bom produto, mas em algo ruim.
4. Urgência
O gatilho mental da Urgência é uma técnica de persuasão muito utilizada por empreendedores digitais. O principal objetivo é estabelecer um prazo temporal para determinada oferta e induzir o potencial comprador a tomar uma decisão o quanto antes.
Quem não se lembra dos famosos sites de compra coletiva que colocavam os anúncios com aqueles malditos cronômetros em contagem regressiva.
Essa técnica também está atrelada ao gatilho mental da escassez, porém tanto a urgência quanto a escassez são mais eficazes quando o consumidor já está convencido que quer aquele produto, restando a ele somente a opção de efetuar a compra.
Alguns exemplos para você ativar a técnica da urgência em sua audiência são através:
- Do Preço – 50% de Desconto. Somente Hoje
- Da quantidade de Vagas – Número Limitado de Vagas. Inscreva-se Agora!
- Da oferta de algum Bônus – Bônus que vale 197,00 GRÁTIS SÓ HOJE
Deste modo os clientes estarão convencidos de que se eles não agirem rápido, eles poderão deixar de ter algo realmente vantajoso.
5. Simpatia
Ser simpático com seu público cria uma conexão, como se vocês fossem amigos íntimos, fazendo com que o seu cliente confie mais em você.
As pessoas não gostam mais de falar com call centers, e ouvir aquelas mensagens padronizadas de sempre:
“Nós estaremos atendendo o senhor e redirecionando uma equipe para a solução do seu problema. Obrigado”.
Na verdade as pessoas se sentem muito mais confortáveis quando lidam com outras pessoas que são semelhantes a elas. Pessoas que realmente entendem quais são os seus reais desejos e necessidades.
Por isso, ser simpático é muito mais do que uma técnica de persuasão, é também uma atitude que gera confiança, credibilidade e também autoridade para você.
#Dica Extra: Sempre pesquise e busque informação acerca do comportamento do seu público-alvo, entendendo o que eles querem ficará mais fácil atender os seus anseios com os produtos que você promove.
Concluindo
Se caso você deseja se aprimorar ainda mais sobre Técnicas de Persuasão e Vendas eu recomendo fortemente o Ebook Copywriting do meu parceiro Jordão Felix. Um dos maiores especialista da área na atualidade.
Eu espero com esse texto poder ter contribuído com as suas estratégias de vendas em seu empreendimento.
Um grande abraço e até o próximo artigo!
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