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O que é Inbound Marketing e porque ele é tão importante?

O que é Inbound Marketing e porque ele é tão importante?

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Alex Alvarenga
em 21/07/2021

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O termo Inbound Marketing vem ganhando muita força nos últimos anos, principalmente entre os mais renomados profissionais de Marketing de todo o mundo.

Entender o que isso significa e porque ele é tão importante para seus negócios é o mínimo que você pode fazer se quiser realmente se destacar no mercado online.

Mas não se preocupe, pois depois de ler esse artigo você será capaz de entender exatamente todas as funções do Inbound Marketing e porque você deve deixar para trás aquelas premissas básicas do Velho Marketing.

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing significa uma nova maneira de fazer marketing, onde o seu principal foco se baseia em gerar valor para seu público através de conteúdos de qualidade.

Em outras palavras o Inbound Marketing trabalha uma forma de ganhar o interesse das pessoas ao invés de lhe empurrar produtos a todo o custo.”

Fazendo uma livre tradução o termo Inbound Marketing pode ser definido como Marketing de Atração e sua principal diferença para o Velho Marketing é que aqui é o cliente que procura pelo seu negócio e não o contrário.

Ou seja, todo o trabalho realizado no Novo Marketing tem como objetivo atrair o seu potencial cliente para seu site-blog e se relacionar com ele de uma forma personalizada através de conteúdos de seu interesse.

Para que você compreenda melhor esse processo existe 3 itens que mostram a eficiência do Inbound Marketing diante de seus clientes:

  1. Lugar
  2. Tempo
  3. Conteúdo

Pois quando entregamos exatamente o conteúdo que nosso público está procurando no tempo correto e no lugar certo, as pessoas absorvem melhor a informação.

Para que serve o Inbound Marketing?

Já está mais que provado que a internet chegou para inovar e transformar a vida das pessoas, mas também desafiar os profissionais de marketing a desenvolverem novas estratégias e métodos de vendas.

Com a facilidade ao acesso a informação, vender pela internet se tornou realmente um desafio, afinal em questão de segundos o cliente pode analisar a reputação da empresa, a opinião de outros clientes e optar por não comprar, ou pior, comprar do seu concorrente.

Justamente por isso o Inbound Marketing é tão necessário nos dias atuais, pois dentro de todas as suas vantagens uma delas se destaca que é a precisão na mensuração de resultados.

É possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha por meio de ferramentas analíticas. Além disso, também podemos analisar todo o seu comportamento, onde clicaram, quais produtos viram, quais páginas visitaram, enfim.

Ou seja, tendo o conhecimento dessas importantes informações, é possível otimizar todas as suas ações de marketing, visando melhorar cada vez mais seus resultados.

Em resumo o Inbound Marketing serve para:

  • Aumentar a visibilidade do seu negócio
  • Gerar conteúdos de qualidade e de valor para seu cliente
  • Melhorar e aumentar o processo de vendas
  • Atrair clientes realmente interessados nos seus produtos

5 princípios do Inbound Marketing

Ok, agora que você já sabe da importância do Inbound Marketing para seu negócio eu vou destacar aqui os seus 5 princípios.

1. Marketing de Conteúdo

Antes de produzir um bom conteúdo para seus potenciais clientes é preciso que você saiba exatamente quem é o seu Avatar (público-alvo específico), quais são seus desejos, suas dores, seus anseios, enfim.

Seus conteúdos precisam estar realmente de acordo com as expectativas desse visitante para aumentar as chances dele comprar o seu produto.

Descubra quais tipos de conteúdos ele mais consome e entregue exatamente o que ele procura e onde ele procura.

2. Ciclo de Compra

Definido o seu Avatar, você precisa criar um ciclo de compra para cada um deles. Entenda que cada cliente possuí ciclos de compras diferentes.

Alguns só precisam de algumas informações básicas para finalizar a compra, outros precisam de um relacionamento mais próximo para ganhar a sua confiança e finalmente fechar uma compra.

3. Personalização

Quanto mais você entender sobre seu Avatar, mais você poderá interagir com ele no momento certo e principalmente com o conteúdo que realmente faça a diferença para ele.

Isso gera uma percepção de atendimento personalizado, faz com que ele se sinta confortável e se caso já for seu cliente, aumenta suas chances de comprar novamente de você.

4. Multicanais

Hoje as pessoas passam muito tempo no Instagram mas isso não quer dizer que você só precisa usar o Instagram e mais nada.

Entenda que as pessoas ainda consultam o Google para fazer suas pesquisas e procuraram por vídeos e artigos quando querem aprender algo, por isso utilize vários canais para disponibilizar seus conteúdos.

5. Integração

A integração é peça fundamental para que todo esse planejamento saia de acordo com as expectativas, ou seja, todo o seu conteúdo deve ser mensurado e analisado para otimizar o ciclo de compra do seu cliente, bem como sua personalização.

Também integre seus Multicanais, incorpore seus vídeos dentro do seu site e promova seus conteúdos nas redes sociais.

As fases do Inbound Marketing

Chegamos ao ponto mais alto desse artigo, agora você vai entender exatamente como funciona a metodologia do Inbound Marketing

Essa metodologia segue uma sequência lógica e inteligente onde cada fase complementa a próxima que são elas:

Atrair > Converter > Relacionar > Vender > Analisar

Atrair

Uma questão importante sobre essa primeira fase é que Quantidade não é Qualidade, ou seja, o objetivo aqui não é atrair o máximo de pessoas possíveis, mas sim as pessoas certas.

Para atrair o público certo precisamos saber exatamente quem é nosso Avatar, (como já mencionei antes) e utilizamos algumas ferramentas necessárias para atrair a atenção delas, como:

1 – Blog: Será seu principal meio para atrair potenciais clientes, é através dele que você irá produzir conteúdos que servirão para educar seus leads, tirar suas dúvidas e conquistar sua confiança.

2 – Mídias Sociais: Use as redes sociais para compartilhar os conteúdos produzidos no Blog, mas também ofereça dicas diretamente nas redes, utilize esse meio para interagir com as pessoas e aproveite para conhecer ainda mais sobre seu público.

3 – SEO: A utilização de SEO se baseia em utilizar palavras-chaves buscadas pelo seu público e trabalhar essas palavras dentro do seu site/blog fazendo com que seu Blog seja mais facilmente encontrado pelos buscadores.

Converter

Depois que você conseguiu atrair seu prospect você precisa convertê-lo em lead para ele poder entrar no seu processo de compra.

Para isso você pode utilizar a estratégia de Isca Digital, ou seja, oferecer algo de altíssimo valor de graça em troca de informações mais pessoais como o seu e-mail por exemplo.

Alguns exemplos de iscas digitais são: Ebooks, Vídeo-Aulas, Podcads, Palestras, etc.

Relacionar

Como disse na etapa anterior o seu lead precisa entrar no processo de compra ou funil de vendas, mas sabemos que nem todas as pessoas que se tornam seus leads estão no momento certo de decisão de compra.

Por isso é preciso se relacionar e uma ótima maneira de fazer isso é utilizando ferramentas de e-mail marketing e automatizando mensagens de autoresponder, oferecendo conteúdos direcionados para cada fase que seu cliente se encontra dentro do seu funil de vendas.

A grande vantagem é que é possível configurar suas mensagens de acordo com cada comportamento diferente que seus leads possuem, por exemplo:

Se um lead clica na sua chamada para ação, mostra que ele realmente está interessado e você pode direcioná-lo para uma outra sequencia de mensagens mais focadas naquele conteúdo que ele se interessou.

Em contrapartida, se você manda 3 mensagens com a mesma chamada para ação e ele não clica em nenhuma, significa que ele não se interessou e precisa de mais relacionamento e confiança para chegar ao momento certo de compra.

A Plataforma Lead Lovers é perfeita para fazer esse trabalho e você pode conhecê-la melhor clicando aqui.

Vender

Todo o processo de atração, conversão e relacionamento consiste obviamente no objetivo de vender, e esse é o ponto mais alto do Inbound Marketing, quando você transforma seu lead em um cliente.

Mas o trabalho não para por aí, depois da venda você precisa continuar o relacionamento com seu cliente, oferecendo conteúdos relacionados e dando suporte referente ao produto/serviço adquirido.

Tudo isso tem como objetivo não somente fazê-lo compra-lo novamente, mas principalmente fazê-lo se tornar um promotor do seu negócio, uma pessoa que irá te ajudar na divulgação do seu projeto e irá contribuir com o aumento da sua autoridade e credibilidade.

Como já diria o pai do Marketing:

“Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade”.

– Philip Kotler

Analisar

Se engana quem pensa que a venda é o último estágio desse processo, pois além dela existe a Mensuração de Resultados que é tão importante quanto a venda propriamente dita.

O porquê disso é muito simples, é analisando os resultados que você conseguirá realmente fazer o seu negócio crescer e escalar.

Esse é o principal diferencial do Marketing Digital, pois através da Análise podemos conhecer melhor nosso público, identificar possíveis falhas, melhorar o que já está dando certo, otimizar ações e aumentar nosso faturamento.

Por que você deve começar aplicar o Inbound Marketing hoje mesmo?

Se você ainda tem dúvidas com relação à eficiência do Inbound Marketing eu deixo aqui um infográfico memorável com informações que te farão olhar essa nova modalidade com outros olhos 😉

[Esse Infográfico foi criado pela Equipe Viver de Blog]

Infográfico Inbound Marketing

» Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico «

Eu espero que tenha gostado deste artigo e aproveita para já curtir e compartilhar com seus amigos esse post, não se esqueça também de comentar e me dizer a sua opinião!!

Grande Abraço e nos vemos na próxima.

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