Com a ascensão da internet na vida das pessoas, muitos empreendedores consideram a ideia de montar uma Loja Virtual e disponibilizar os seus produtos ou serviços na rede.
Mas nem sempre é tão simples como parece e você precisa de fato se preparar para competir com concorrentes já estabelecidos neste mercado e se habituar a trabalhar com novas ferramentas de vendas online.
No post de hoje eu me dediquei a levantar alguns cuidados que você deve ter antes de montar sua loja virtual, com dicas do que você vai precisar para colocar o seu negócio eletrônico para funcionar e ganhar muito dinheiro.
Antes de lançar e materializar uma ideia na Internet, você deve perguntar-se se realmente está disposto a assumir novos riscos, e a dedicar tempo, recursos, estudo e grande parte de sua paciência e persistência para consegui-lo.
Você deve estar consciente que as regras de uma Loja Virtual não são as mesmas que as de um negócio tradicional.
Confira os 6 Cuidados que se deve tomar antes de montar uma Loja Virtual
1 – Investigação do público-alvo e concorrentes
Lembre que o produto ou serviço que vai ser oferecido online será adquirido por usuários como você.
Por isso se pergunte se você o compraria, mas sem mentir para si mesmo, nem se deixar levar pela paixão do momento de ganhar dinheiro.
Dedique tempo para conhecer quais as reais necessidades e desejos dos seus potenciais consumidores e entender quais são os seus comportamentos frequentes antes de adquirir produtos como o seu.
Também procure conhecer como trabalha os seus concorrentes; como é a estrutura da sua plataforma, qual é o seu posicionamento no mercado e como está a sua reputação.
2 – É preciso que haja viabilidade
Após realizar o passo anterior você já terá uma visão básica se é realmente viável vender esse determinado produto ou serviço na Internet.
Porém ao analisar a viabilidade você provavelmente se verá em um dilema:
- O produto é bem aceito, mas possuí muita concorrência;
- Não há muita concorrência, mas a demanda é muito baixa.
No primeiro caso, você deve considerar que se há concorrência, então é porque é viável, você só precisa trabalhar uma maneira de se diferenciar dos seus competidores e se destacar no mercado.
No Segundo caso, você precisará estudar e se aprofundar um pouco mais acerca dos benefícios do seu produto e comparar com as necessidades dos seus potenciais consumidores.
Se o produto tiver realmente um bom potencial seria bastante interessante entrar no mercado e ser um dos líderes desse segmento.
3 – Tenha um bom plano de negócios eletrônico
Realizar um Plano de Negócios nada mais é do que planejar tudo o que for necessário para que o seu negócio funcione.
Você não começa uma viagem de férias sem saber a rota ou sem um mapa, e um Plano de Negócios parte do mesmo princípio.
Mas em resumo, um bom PN deve conter:
- Uma boa Análise do Mercado de Atuação;
- Como funcionará os processos logísticos;
- Quais serão as estratégias de Marketing;
- Quais são os pontos fortes e fracos da empresa;
- E quanto irá custar para que o negócio saia do papel.
Clicando Aqui você pode baixar um Plano de Negócios em formato de Canvas para iniciar os processos de montar uma loja virtual.
4 – Fornecedores confiáveis para os seus produtos
Se você vai montar uma loja virtual, independente do que você irá vender. Você precisa se questionar sobre algumas questões:
- Você tem certeza de que o preço não aumentará nos próximos 3 meses?
- Você tem mais de um fornecedor?
Eu espero que sim, do contrário você poderá ter sérios problemas, e o maior de todos é não poder cumprir com êxito um pedido, principalmente se te chegam muitas encomendas.
Esteja certo de que seus fornecedores estão prontos para enviar o produto, e tenha você um processo logístico muito bem estruturado para atender a demanda e despachar os pedidos com eficiência.
É importante também contar com um respaldo financeiro para respeitar os compromissos com seus clientes.
Dica Extra: Hoje em dia, muitos empreendedores optam pela prática do Dropshiping, você pode saber mais a respeito dessa modalidade de negócios clicando aqui.
5 – Comece com poucos produtos e amplie gradativamente
Hoje em dia é recomendável focar em um produto específico e não em vários, é o que se chama de negócio vertical.
Ou seja, é muito melhor você iniciar o seu negócio trabalhando com Nichos de Mercado e oferecer produtos limitados, porém para um público mais específico e engajado.
A taxa de conversão nesses casos costuma ser bem maior.
Conforme você conseguir ir escalando o seu negócio, você começa a aumentar a variedade de produtos da sua loja virtual e consequentemente começa a ampliar o seu alcance para novos públicos.
6 – Um bom nome de domínio
Nada é tão importante quanto o nome da sua Loja Virtual.
Um bom nome de domínio deve ser curto, memorável, que identifique claramente o que você vende e o mais importante, fácil de digitar.
Idealmente um usuário deve poder simplesmente ouvi-lo e saber como escrevê-lo ou soletrá-lo com facilidade.
De fato, qualquer palavra difícil de soletrar deverá ser abolida.
Por fim, a extensão “.com” e a “.com.br” são tipicamente melhores que “.net”, porque os buscadores costumam ter preferência pelo “.com”.
Conclusão
Montar uma loja virtual pode não ser tão fácil quanto parece, porém é certo que o investimento e a quantidade de operações são de fato inferiores a um negócio físico.
O que você precisa é colocar como prioridade a experiência de compra do seu consumidor.
Buscar facilitar o acesso aos produtos, às informações, aos preços e a tudo que for realmente relevante para que ele tome a sua decisão de compra.
Se diferenciar dos seus concorrentes também é fundamental para se ter uma loja virtual de sucesso, busque oferecer opções diferenciadas que façam com que a sua loja seja facilmente lembrada pelos compradores, seja pelos produtos, ou pelos processos adotados.
Monte uma plataforma de compras memorável que identifique sua marca e faça o seu comprador se sentir a vontade.
As Lojas virtuais têm uma série de vantagens para quem está com poucos recursos para investir e deseja se tornar um empresário de sucesso.
Agora basta você colocar a mão na massa!
Grande Abraço e Bons Negócios!
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