Existe uma frase muito famosa que diz: “Sem Metas você não Vive, você sobrevive”. Pois é, ter metas na nossa vida, tanto pessoal, quanto profissional é fundamental para o nosso crescimento. Por isso, no post de hoje eu quero te apresentar o conceito de Metas SMART.
O nome SMART já por sua natureza remete à Inteligente, assim como nós temos os Smartphones, as SmartTVs , dentre outros, temos também as Metas SMART. Que nada mais é do que uma Meta Inteligente.
Mas a sigla SMART vai muito além de uma meta inteligente. E é justamente isso que vamos abordar a seguir:
Descubra como traçar Metas SMART
Como eu disse, o termo SMART, além de inteligente, tem um significado maior, onde:
- S = Significa SER ESPECÍFICO, ou do Inglês SPECIFIC.
- M= Significa MENSURÁVEL (MEASURABLE)
- A= Significa ATINGÍVEL (ATTAINABLE)
- R= Significa RELEVANTE (RELEVANT)
- T= Significa TEMPORAL (TIME BASE)
Isso significa que uma meta para ser SMART e gerar um resultado acima da média, ela deve seguir todos esses pontos citados.
Vamos a seguir construir uma META SMART juntos, seguindo cada etapa isoladamente.
Ser Específico
Sua meta precisa ter clareza, isso significa ser específica e ir direto ao ponto chave do seu objetivo principal, como por exemplo:
“Aumentar as vendas do meu negócio”.
Isso mesmo, é simples assim, pois se trata apenas de uma parte da nossa meta final. Neste momento temos que chamar a atenção apenas para a ação principal que o nosso objetivo demanda.
Que nesse caso seria aumentar as vendas, mas vamos seguir em frente, para você entender melhor.
Mensurável
Além de específica sua meta também precisa ser mensurável, isso quer dizer que ela precisa ser possível de ser medida, ou seja, possa ser analisada as métricas dessa meta.
Continuando o nosso exemplo, poderíamos incluir na nossa meta:
“Aumentar as vendas do meu negócio em 50%”.
Percebeu que ao colocar um número em nossa Meta Smart, ela passou a ser mensurável?
Isso quer dizer que a partir de agora temos um limite de percentual, sabemos que temos que alcançar 50% no aumento das vendas, e isso vai nos levar a agir de acordo com o que a meta está nos pedindo.
Atingível
Quando falamos em Atingível estamos falando que uma Meta precisa ser desafiadora, mas principalmente possível de ser alcançada.
Você como Empreendedor ou Gestor do seu negócio, sabe muito bem do potencial que ele possuí e por isso precisa traçar metas que estejam de acordo com a estrutura e os recursos disponíveis que o seu negócio oferece.
Então é preciso que você analise a fundo o potencial que você tem para saber se sua meta é de fato possível de ser alcançada, pois se não for, é muito provável que isso gere uma grande frustração.
Voltando ao nosso exemplo, poderíamos analisar que mediante os recursos que a nossa empresa possuí atualmente, se investirmos um pouco mais em publicidade e melhorar a experiência dos clientes em nossa loja, seria sim possível aumentar as vendas em 50%.
Então podemos seguir em frente, mas se caso você quebrar a cabeça e achar que jamais seria possível alcançar essa métrica, então abaixe o valor para que a meta fique atingível.
Depois você vai aumentando gradativamente.
Relevante
Além de tudo o que falamos, uma Meta para ser SMART ela precisa ser relevante.
Isso significa que ela precisa fazer sentido para o nosso negócio, precisa estar de acordo com os objetivos principais da organização.
Vamos imaginar que a nossa empresa tem como objetivo ganhar ao menos 10% de participação do seu mercado atuante até o final do ano.
Caso nossa meta seja cumprida, ou seja, caso consigamos aumentar em até 50% nossas vendas, esse objetivo vai ficar mais próximo de ser alcançado, ou seja, nossa meta é sim Relevante.
Temporal
Quando falamos que as metas Smart precisam ser temporais, quer dizer que elas precisam de um limite de tempo para que sejam cumpridas.
Voltando ao nosso exemplo para que fique mais claro:
“Aumentar as vendas do meu negócio em até 50% no período de 4 meses.”
Talvez esse último item seja um dos mais importantes, pois quando limitamos o nosso tempo, tudo tende a se tornar mais desafiador.
Ao colocar um limite temporal na sua meta, você passará a trabalhar em função deste espaço de tempo e fará de tudo para que a mesma seja cumprida nesse espaço.
Podemos ver muito isso nas lojas varejistas onde cada vendedor tem o período de 1 mês para bater uma determinada meta.
Isso faz com os vendedores tenham um esforço a mais para cumprir aquela meta nesse período, pode até ser que eles não consigam, mas ficarão bem próximos de conseguir.
Assim é também no nosso negócio, mesmo que a Meta não seja alcançada o importante é que ela fique bem próxima disso.
Concluindo
Deu pra perceber a importância de levar em consideração esses 5 Pontos das Metas SMART?
Então sempre que você for traçar uma meta, seja ela profissional ou até mesmo pessoal, pergunte-se antes se aquela meta é:
- Específica, se ela está clara e de acordo com o resultado que eu desejo;
- Mensurável, se existe um valor a ser alcançado;
- Atingível, se ela é possível de ser alcançada;
- Relevante, se ela vai fazer a diferença pra você de alguma forma;
- Temporal, se existe um limite de tempo para que ela seja alcançada.
Levando em conta esses 5 passos tenho certeza que seus resultados irão duplicar, simplesmente porque a partir de agora você tem metas inteligentes e significativas a cumprir.
Você conhecia esse conceito de Metas SMART? Me diz aqui abaixo no campo de comentários do Blog, combinado?
Vou ficando por aqui e te vejo no próximo post!
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