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A importância do Plano de Negócios no Marketing Digital

A importância do Plano de Negócios no Marketing Digital

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Alex Alvarenga
em 02/06/2021

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Assim como qualquer outro tipo de negócio, empreender no Marketing Digital também requer uma série de cuidados, planejamentos e organizações que você deve prever e identificar antes de iniciar os seus projetos online. E é justamente para isso que serve o Plano de Negócios.

O Plano de Negócios nada mais é do que um manual elaborado por você com todas as informações necessárias coletadas em suas pesquisas que servirão de apoio para fazer o seu projeto funcionar.

Muitas pessoas acreditam que fazer um Plano de Negócios é uma perda de tempo e que é totalmente desnecessário, ou ainda que é um documento válido somente para as grandes empresas do mercado.

Eu tenho uma opinião totalmente distinta dessas pessoas e acredito que um Plano de Negócios é necessário para qualquer tipo de negócio, desde uma multinacional até para o vendedor de pipoca da esquina, e é claro também para Afiliados e Produtores do Marketing Digital.

Mas porque é tão importante criar um Plano de Negócios?

Para mostrar de que maneiras um Plano de Negócios pode te auxiliar na montagem do seu projeto online eu elaborei a seguinte lista conforme veremos a seguir:

Um Plano de Negócios te dá Conhecimento do seu Nicho de Mercado

Quando você se propõe a montar um Plano de Negócios do seu projeto online você consequentemente passa a pesquisar sobre todos os aspectos que envolvem o funcionamento do seu negócio.

E um desses aspectos é justamente a análise do seu nicho de atuação, e isso inclui uma série de pesquisas que vão fazer você enxergar o seu mercado de uma maneira estratégica. Como por exemplo:

  • Se o seu nicho possuí muita concorrência;
  • Como os seus concorrentes trabalham;
  • Qual a aceitação do público para os produtos que você pretende se afiliar;
  • Se a procura por esses produtos estão aumentando, diminuindo ou permanecem estáveis;
  • Onde seu público busca informações sobre o seu negócio;
  • Se a economia atual afeta os consumidores potenciais do seu negócio;
  • Qual é a reputação dos produtores dos infoprodutos que você irá promover;

Buscar essas informações e organizá-las de uma maneira compreensível para você é o primeiro passo para o seu negócio prosperar, pois com o conhecimento dessas vertentes você já estará um grande passo na frente dos seus concorrentes.

No Treinamento que eu recomendo, o Fórmula Negócio Online, o produtor Alex Vargas dá dicas de ferramentas online e gratuitas para você fazer uma Pesquisa de Mercado realmente ampla, que te dará uma visão geral de como se encontra o nicho de mercado que você pretende atuar. Além é claro de te dar um passo a passo para você criar o seu projeto do zero.

Conhecimento do seu Público-Alvo

Entender o que o seu público deseja, ou qual o maior problema que seu público enfrenta e que você é capaz de resolver com o seu negócio, é fundamental para o sucesso do seu empreendimento online.

Para isso você precisa saber o que o seu público leva em consideração antes de clicar no seu link de afiliado e de fato realizar a compra.

É importante ressaltar que quando você segmenta o seu negócio em Nichos você já escolheu um grupo de pessoas com características em comum que possuem potencial para consumir o seu conteúdo.

Assim basta você se aprofundar ainda mais nesse grupo de pessoas e buscar entender o que possuí maior relevância para eles e o quais são as suas maiores necessidades e desejos.

Conhecendo o seu público ficará muito mais fácil elaborar estratégias que resultarão no sucesso do seu projeto.

Definição do Conteúdo do Projeto

Depois que você já tiver uma base do seu público-alvo ficará mais fácil escolher que tipo de conteúdo você irá disponibilizar para as pessoas e que de fato irá agregar algum valor para elas.

É muito importante que você tenha isso muito bem definido no seu Plano de Negócios, pois este será o real objetivo do seu projeto, ou seja, o conteúdo destinado ao seu público é reflexo da sua autoridade diante deles.

Junto com a definição do conteúdo é importante também que você já associe alguns produtos que você pretende promover como afiliado, pois muitos deles deverão ter alguma relação direta com o conteúdo que você disponibilizar.

É claro que no decorrer do seu empreendimento você poderá se afiliar a tantos outros produtos, assim como irá deixar de promover alguns, porém é importante que você já tenha um conceito de infoproduto já definido em seu plano, para que assim você mantenha uma consistência em seu projeto.

Ficaria muito estranho você trabalhar no nicho de Ganhar Dinheiro e de repente promover um produto do nicho Como Emagrecer!

Definição da sua Rotina de Trabalho

É muito comum as pessoas ingressarem no Marketing Digital e continuarem trabalhando em seus empregos fixos, usando geralmente as suas noites (ou tempo livre) dedicadas ao novo empreendimento.

Não há nada de errado nisso, alias é até recomendado que se faça isso, no entanto muitas dessas pessoas não conseguem se organizar para levar as duas funções simultaneamente e acabam se perdendo no meio do caminho e consequentemente desistindo dos seus sonhos.

Esse problema pode ser resolvido se você planejar de uma maneira bastante coerente para si mesmo sua rotina de trabalho no Marketing Digital.

Portanto quando estiver escrevendo o seu Plano de Negócios reserve um tópico deste somente para você planejar como será a sua rotina nessa nova empreitada.

Algumas dicas:

  • Defina horários fixos para começar e terminar;
  • Separe um cômodo da casa para você trabalhar;
  • Elimine todas as distrações possíveis;
  • Converse com seus familiares e peçam que respeitem seu tempo;

Neste outro artigo eu dou mais dicas de como trabalhar em Home Office de uma forma produtiva.

Análise Financeira do Negócio

Antes de iniciar qualquer negócio, seja ele digital ou não, é muito importante que você inicie já com alguma projeção de quanto você irá gastar e se possível quanto você será capaz de lucrar.

No Marketing Digital essa análise se torna um pouco mais complicada, pois você ainda não sabe como serão seus resultados e provavelmente você terá que testar uma série de estratégias diferentes para ver qual se adapta melhor ao seu projeto.

No seu Plano de Negócios o mais importante é que você tenha definido em uma planilha todos os investimentos necessários para colocar o seu projeto em prática, é o que chamamos de Investimento Fixo.

Em um segundo momento você deverá definir todos os custos que terá para manter o seu negócio funcionando e em seguida fazer uma projeção de quantas vendas serão necessárias para cobrir esses custos.

Deste modo, além de conhecer um pouco melhor como será a gestão financeira do seu negócio você ainda terá uma base de quais serão as primeiras metas que o seu projeto deverá cumprir para manter a saúde financeira do empreendimento.


#Recapitulando

Elaborar um ótimo Plano de Negócios com toda a certeza não é nenhuma garantia de sucesso, mas quando você entra em qualquer empreitada já sabendo o que você terá de enfrentar pela frente as coisas podem se tornar mais simples.

Como vimos ao elaborar um Plano de Negócios você;

  • Passa a conhecer melhor o seu nicho de Mercado;
  • Entende mais a fundo as necessidades do seu Público-Alvo;
  • Define um conteúdo de extrema relevância para esse Público;
  • Entende como será a sua rotina e qual a maneira mais produtiva para se trabalhar;
  • Conhece seus custos e sabe quanto terá de vender para cobri-los.

Agora para terminar e refletir pense que…

“O verdadeiro valor de um Plano de Negócios está no tempo que você gasta pensando sobre a sua ideia”

Um grande abraço e até o próximo post 😉

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