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5 Dicas de Marketing que funcionam em qualquer tipo de negócio

5 Dicas de Marketing que funcionam em qualquer tipo de negócio

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Alex Alvarenga
em 27/07/2021

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Sabe aquele momento em que você se dá conta que precisa urgentemente aumentar os resultados do seu negócio, mas não sabe exatamente o que fazer? Bom, geralmente a atitude mais comum é começar a pesquisar por Dicas de Marketing na internet.

Mas aí acontece outro problema, você encontra centenas de dicas de marketing, mas nenhuma se encaixa no seu negócio e você acaba perdendo um tempo precioso com isso.

Pensando nisso no artigo de hoje eu resolvi trazer pra você, empreendedor(a), 5 Dicas de Marketing que funcionam em qualquer tipo de negócio. Seja ele qual for.

Então acompanhe até o final do artigo que eu tenho certeza que ele irá lhe abrir a mente para novas ideias para o seu negócio.

Veja Agora 5 Dicas de Marketing que vão funcionar no seu negócio

Não importa qual seja o seu mercado, tenho certeza que ele tem competidores muito bem estabelecidos e para seu negócio sobreviver e se destacar você precisa de estratégias assertivas. Por isso minha primeira dica de Marketing é…

1. Crie Eventos ou Faça Ações Gratuitas

Calma, não precisa se assustar, afinal não precisa ser nenhum evento grandioso e de altos custos, aliás, não precisa ter custo nenhum.

Você pode usar um local movimentado da sua cidade, como uma praça famosa por exemplo, e criar uma ação que apresente o seu produto ou serviço.

Para quem é prestador de serviço essa estratégia funciona melhor ainda, pois você pode fazer avaliações gratuitas do seu serviço, pegar o contato de todos que fizeram essa avaliação e depois entrar em contato com essas pessoas perguntando quem tem interesse em fechar com você.

É uma ótima oportunidade de tornar o seu serviço conhecido, pois muitas vezes as pessoas precisam do seu serviço, mas nem sabem que ele existe.

Para quem é lojista, varejista ou comerciante uma prática muito comum é a panfletagem, não é mesmo?

Agora porque não junto com o panfleto entregar um “mimo” para a pessoa que está passando?

Pois o panfleto é normal eles pegarem e jogarem no lixo na sequência, mas imagina se junto com esse panfleto tiver um bombom ou talvez um saquinho de pipoca.

Com certeza a atenção dela será outra, simplesmente porque você gerou um pequeno valor pra ela. E o seu negócio vai ser lembrado por essa pessoa com muito mais facilidade.

Para quem trabalha no Digital uma ótima ação é criar um evento online, pode ser até mesmo dentro de um grupo fechado de WhatsApp.

Você pode criar um grupo e determinar um período de tempo para ele acabar, durante esse meio tempo você passa a entregar um conteúdo exclusivo e de muito valor agregado.

Nos últimos 2 dias de grupo você faz a oferta do seu produto digital, que nada mais é do que um complemento do conteúdo exclusivo que você disponibilizou gratuitamente.

Se esse conteúdo gratuito for de grande valor, tenho certeza que você conseguirá fechar muitas vendas com essa ação.

2. Faça Pesquisas com seu Público

Outra das Dicas de Marketing de funciona muito bem é fazer pesquisas de mercado com o seu público-alvo.

Eu sempre falo aqui no Blog e também lá no meu canal que a principal ação de marketing para realizar qualquer tipo de estratégia é conhecer o seu público.

Por isso, essa é uma dica de Marketing que não só funciona em qualquer tipo de negócio, como qualquer negócio deveria colocá-la em prática.

Mas como fazer uma Pesquisa?

É muito simples, através do Google Forms, por exemplo, você consegue criar um formulário de pesquisas altamente profissional e o melhor, gratuitamente.

O Google Forms permite que você insira perguntas de múltipla escolha, perguntas discursivas, respostas com mais de uma opção, enfim, ele é bastante intuitivo.

Depois, basta você estar convidando os seus clientes e potenciais clientes a participar e responder a pesquisa. Como dica extra você pode até dar algum presente para quem responder a pesquisa.

  • Pode ser um desconto exclusivo na sua loja; um brinde; um E-book (no caso do mercado digital); etc.

E não se esqueça de perguntar coisas relevantes sobre o seu negócio para procurar entender a fundo o comportamento das pessoas diante do seu negócio.

Como por exemplo, “O que você mais valoriza quando está comprando?”

  • O excelente Atendimento
  • A localização do negócio
  • A qualidade do Produto

Essa é uma das dicas de marketing mais fundamentais para o seu negócio e após aplicá-la, você passará a compreender melhor o seu público e aí então, ficará muito mais fácil entregar pra ele aquilo que ele mais valoriza.

Aliás, tem um outro post onde eu explico melhor os tipos de clientes existentes, você pode conferir clicando aqui

3. Faça Sorteios

Fazer sorteios é também uma das dicas de marketing que funcionam muito bem e em qualquer negócio, afinal, você praticamente não precisa ter custo com nada, pois você pode simplesmente sortear algum produto da sua loja.

Independente disso, sorteios funcionam muito bem, principalmente para engajar o público e colocar o seu negócio na boca do povo. Para isso você pode usar as redes sociais para aumentar ainda mais esse engajamento.

Facebook e Instagram são os preferidos do pessoal, tenho certeza que você já participou ou pelo menos já viu algum sorteio assim nessas plataformas.

Além de atrair muito mais pessoas para o seu negócio, já que muitos que não conheciam poderão vir a conhecer apenas para participar do sorteio. Essa é uma ótima oportunidade de você atrair um público novo.

Outra dica para aumentar o faturamento, no caso para quem é comerciante, é colocar uma regra para participar do sorteio do tipo:

“Nas compras acima de R$ 100,00, você participa do nosso sorteio exclusivo”.

Aquele cliente que entrou para gastar uns R$ 80,00 certamente vai procurar algum produto na sua loja para completar os 100 reais e participar do sorteio.

No dia do Sorteio, aproveite para criar um evento como dissemos na primeira dica de marketing deste post e atrair ainda mais pessoas.

4. Feche parcerias fortes

Pode parecer que não, mas fechar parcerias é também uma sacada de marketing e cai bem em qualquer tipo de negócio.

Isso porque uma boa parceria é aquela onde ambas as partes saem ganhando e com isso aumentam os resultados de seus respectivos negócios.

Na hora de procurar um parceiro é importante pensar um pouco fora de caixa e pensar de forma criativa.

Vamos há alguns exemplos práticos para você entender:


Imagina que temos um restaurante. E estamos passando por período sazonal de dia dos namorados. Obviamente entramos em concorrência com os demais restaurantes da região para essa noite romântica.

Então porque não, procurarmos uma floricultura e fechar uma parceria de decoração do nosso ambiente. Podemos criar um ambiente diferenciado, antecipar essa novidade para os nossos clientes e aumentar consideravelmente a demanda para essa data.

Podemos inclusive reservar um espaço para que a floricultura também ofereça seus produtos, deste modo aquele que quiser surpreender o seu parceiro terá várias opções a sua disposição.


O que achou desta ideia? Vamos usar agora um exemplo do Mercado Digital.


Imagina que você é um Afiliado de Produtos do Nicho de Marketing Digital, então você tem um público interessado em formas de ganhar dinheiro na internet, mas um problema muito comum destas pessoas é a mentalidade fraca para empreender.

Então você pode fechar uma parceria com alguém de um nicho diferente, mas que complemente o seu conteúdo, como por exemplo, um coach de desenvolvimento pessoal.

Então você pode fazer uma live ou criar algum conteúdo exclusivo em parceria com esse coach e entregar para sua audiência um conteúdo diferenciado, mas que vai agregar valor para eles também, que no caso seria um conteúdo voltado para fortalecer a mentalidade deles.

Poderia até mesmo criar um produto digital unindo os dois conhecimentos, porque não?


Esses são apenas alguns exemplos de parceria apenas para mostrar que essa dica de marketing funciona independente de qual seja o seu negócio.

Basta encontrar um parceiro forte, saber negociar e seguir a diante.

5. Eduque o seu Cliente

Deixei essa dica de marketing por último, pois eu sei que muitos não gostam e muitos não vão fazer, mas isso porque as pessoas não tem ideia do potencial que essa estratégia possuí. Como Assim?

Quando falamos em educar o nosso cliente, estamos falando em fazer Marketing de Conteúdo e isso nada mais é do que conscientizar as pessoas do seu produto, serviço, negócio ou marca.

É o principio do Inbound Marketing, em outras palavras, é a nova maneira de fazer marketing, se quiser se aprofundar mais nesse assunto eu explico mais afundo neste post.

Geralmente para isso usamos a internet através de um blog, canal do Youtube ou até mesmo as próprias redes sociais, mas o mais importante é usar essas ferramentas para mostrar para as pessoas outros lados do seu produto.

Você pode fazer tutorais mostrando como resolver determinados problemas do seu público e aproveitar para promover os seus produtos e serviços, mostrando como seus produtos podem auxiliar na resolução destes problemas.

Aproveite essas ferramentas para humanizar o seu negócio e mostrar um pouco dos seus bastidores e se possível conte também a sua história.

Sabe porque estou te dando essa dica? Porque isso gera conexão com as pessoas. E conexão gera confiança, e as as pessoas só compram de quem elas confiam.

Percebeu a profundidade disso? Vou até repetir para você gravar essa frase:

Conexão gera confiança, e as pessoas só compram de quem elas confiam

Tem um exemplo que eu gosto muito de usar que é do E-commerce O Rei das Calotas, que nada mais é do que uma loja virtual que vende um produto commodity, Calotas.

Mas eles apostaram no Marketing de Conteúdo, criaram um canal no Youtube onde eles mostram várias dicas que o público deles certamente possuem muito interesse.

E é claro que eles não deixam de vender seus produtos através de seus conteúdos, mas o ativo principal que eles estão criando com essa ação é certamente a Conexão com o público.

Vou deixar aqui abaixo o site deles e o canal do Youtube para você conferir depois!

E então, o que você achou destas dicas de Marketing? Tenho certeza que independente de qual for o seu negócio você vai conseguir adaptá-las.

Vou deixar aqui abaixo esse mesmo conteúdo em vídeo se você quiser revisar depois, tá certo?

Um grande abraço até o próximo artigo!!

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