O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares no Brasil. São 120 milhões de usuários no país e 1,2 bilhão no mundo todo. A plataforma foi lançada em 2009 e permite que pessoas se comuniquem por mensagem de texto e que compartilhem áudio, imagens e vídeos através de um smartphone conectado à internet, sem gastos adicionais.
Entre dezembro de 2015, até o início de 2017, o número de adeptos do aplicativo cresceu 20% no país. Uma pesquisa realizada pelo MEF (Mobile Ecosystem Forum), mostra que os brasileiros estão em 2º lugar na utilização do aplicativo, perdendo apenas para a África do Sul.
Esse avanço fez com que a plataforma seja vista como ferramenta do marketing digital, levando os empreendedores a considerar os pontos positivos dessa dinâmica e as colocá-las em prática.
Você pode aumentar seu Faturamento Mensal com o uso do WhatsApp voltado para o Marketing Digital
Uma microfranquia leva ainda mais vantagem com o uso do Whatsapp, pois pode estabelecer uma comunicação direta com o público que usufrui do seu serviço, e ainda pode aumentar o faturamento por meio dessa troca, fazendo com que o cliente se sinta próximo daquilo que consome e que obtenha informações mais rapidamente.
Por isso é importante o empreendedor obter um número específico para atender a essa demanda e ter uma equipe para o atendimento.
Outro uso para o Whatsapp é fornecer o serviço da empresa por meios de campanhas personalizadas que podem ser feitas através do aplicativo.
Novamente as microfranquias podem obter uma vantagem ao alertar os clientes sobre as novidades e compartilhar fotos e vídeos dos seus produtos.
Os usuários podem escolher o que desejam por meio de catálogos e efetuar uma compra pela plataforma. Essas são ideias que se colocadas em prática da maneira correta, fazem com que o faturamento aumente.
O marketing digital trabalha muito com temas que inspiram o consumidor de determinado produto, fazendo com que ele consuma ainda mais. Por esse motivo o Whatsapp pode ajudar a construir e promover uma coletividade em torno da marca.
É possível construir grupos para troca de mensagem sobre determinado assunto, por exemplo, se a empresa tem como foco alimentação fitness, as informações podem ser compartilhadas com os clientes mais fiéis sobre os produtos e curiosidades do mundo fitness.
Nunca crie um grupo e adicione o maior número de pessoas que consiga, pois isso pode ser um ponto negativo. Ancore os grupos nas lojas físicas, filtre os clientes que gostariam desse tipo de comunicação e os convide para participar. Dessa forma é possível fomentar discussões e criar conteúdos vinculados a marca sem transtornos.
Uma alternativa à criação dos grupos são as listas específicas, esse modo foi muito utilizado na comunicação por meio do sms, na época uma estratégia dentro das possibilidades do mobile marketing.
Com a lista de transmissão é possível personalizar uma mensagem pela preferência do cliente e enviar para os contatos, conseguindo separar os interesses de diversos públicos e valorizá-los utilizando o WhatsApp.
O Whatsapp é uma ferramenta cada vez mais utilizada no marketing digital. E para acompanhar essa evolução é preciso que os empreendedores saibam como usá-lo ao seu favor e seguir as tendências do mercado, aumentando assim, seu faturamento.
Por Jacqueline Gonçalo – Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
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