Você conhece ou já ouviu falar da metodologia dos 8Ps do Marketing Digital? Em poucas palavras o objetivo dessa metodologia é tornar a estrutura online de um negócio altamente lucrativa e escalável se utilizando dos compostos:
- Pesquisa
- Planejamento
- Produção
- Publicação
- Promoção
- Propagação
- Personalização
- Precisão
Essa metodologia foi desenvolvida por nada mais, nada menos que Conrado Adolpho, professor, escritor, palestrante… Bom, o cara simplesmente dispensa apresentações.
Esse método desenvolvido pelo Conrado já virou até conteúdo das salas de aulas da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e o objetivo deste artigo é lhe auxiliar a usar essa metodologia de forma eficiente em seu empreendimento digital.
Usando os 8ps do Marketing Digital no seu Negócio.
Assim como eu bem falo nesse outro artigo sobre a importância de um bom planejamento, a metodologia dos 8Ps se baseia também em um guia a ser seguido pelo empreendedor em busca de cumprir seus objetivos estratégicos de Marketing Digital.
A grande sacada dessa metodologia é se utilizar das melhores ferramentas disponíveis na internet a fim de criar um processo periódico que traz resultados cada vez melhores para seus negócios.
O primeiro passo desse poderoso guia é a…
1ºP – Pesquisa
A Pesquisa é o primeiro e um dos principais passos dessa metodologia, pois ela consiste em definir para onde você deverá direcionar as suas estratégias e ações de marketing com base no comportamento da sua persona.
Isso significa que você deverá pesquisar exatamente o que o seu público está pesquisando para oferecer em contrapartida a solução para as suas necessidades e desejos.
Para isso a sua principal ferramenta será o Google, pois o mesmo é responsável por mais de 96% das buscas realizadas na internet.
O objetivo será descobrir quais são as palavras-chaves mais procuradas pelo seu público e usar essas mesmas palavras-chaves para colocar o seu site nas primeiras páginas do Google e consequentemente ser encontrado pelo seu público.
Para realizar essas pesquisas, se utilize das seguintes ferramentas:
- Planejador de Palavras Chaves do Google Adwords
- Google Trends
- Google Instant
- Ubersuggest
2ºP – Planejamento
O planejamento é crucial para o sucesso de um negócio, eu costumo bater muito nessa tecla.
O que você precisa fazer aqui é usar os dados colhidos no 1ºP (Pesquisa) e transformá-los em conhecimento de mercado e em seguida ampliar a sua pesquisa para outros campos do seu mercado.
Como?
Agora que você já conhece as palavras-chaves que o seu público está buscando você deve definir uma missão para o seu negócio. Essa missão irá nortear os seus principais objetivos e metas para suprir as necessidades do seu público-alvo.
Para isso o seu planejamento deve se basear em:
- Como seus concorrentes trabalham;
- Quais as suas principais vantagens e desvantagens em relação a eles;
- Qual o comportamento típico do seu público em relação ao seu negócio;
- Como você irá disponibilizar seus conteúdos e produtos para eles.
3ºP – Produção
Hora de colocar o planejamento em prática, a Produção dentro da Metodologia dos 8Ps do Marketing Digital consiste em produzir ou otimizar a sua plataforma online (site ou blog) com base em 3 aspectos muito importantes:
- Foco: Seu site ou blog deve ter um foco especial totalmente voltado para o seu público-alvo, conforme você já identificou no 1º P de Pesquisa;
- Forma: Sua plataforma online deve ter forma, ser agradável, navegável e passar credibilidade acerca da proposta principal do seu projeto;
- Conteúdo: Deve ter um conteúdo de qualidade que agregue valor para a sua persona. Veremos mais sobre isso no próximo P.
Algumas dicas para a produção de um site eficaz:
- Tenha formulários de captura em suas páginas a fim de transformar visitantes em leads.
- Faça um bom trabalho de SEO em todo o seu site.
- Se possível, tente obter links externos de sites parceiros (linkbuilding)
4ºP – Publicação
O P de Publicação é a parte dessa metodologia que nós iremos publicar e disponibilizar para nosso público os nossos conteúdos com o objetivo de se relacionar e ganhar a confiança dos nossos visitantes.
Percebam que o Marketing de Relacionamento e o Marketing de Conteúdo devem estar intimamente ligados para cumprir o objetivo da publicação do seu site ou blog.
Além de gerar um relacionamento entre as partes um bom conteúdo também pode gerar um compartilhamento em redes sociais por parte dos seus seguidores, podendo assim viralizar e atingir novos públicos.
5ºP – Promoção
O principal objetivo do P de Promoção é definir quais serão as ações de comunicação e os canais que você irá utilizar para promover o seu projeto e se tornar visível para a sua persona.
Se o seu projeto acaba de ser lançado esse é o melhor caminho para começar, uma vez que você terá pouquíssimos resultados vindo de buscas orgânicas, mesmo com um bom trabalho de SEO.
As duas ferramentas mais utilizadas para iniciar a sua campanha promocional são:
- Google Ads
- Facebook Ads
#Dica Extra: Dependendo do seu nicho de mercado o Bing Ads também pode ser uma ótima ferramenta, uma vez que todos os seus concorrentes irão preferir certamente o Google.
6ºP – Propagação
Lembra quando eu disse ali no P de Publicação que um ótimo conteúdo pode se tornar viral? Essa é exatamente a lógica da Propagação, gerar engajamento por parte das pessoas para que elas multipliquem o seu alcance na rede.
Primeiramente você deve estar presente em todas as redes sociais que o seu público também está.
Compartilhe seus conteúdos com o seu público sempre buscando a interação deles.
A grande sacada é postar conteúdos que tenham algum objetivo, alguma chamada para ação, ou que despertem a curiosidade para instigar o leitor a interagir com a sua postagem.
Outra dica é fazer o caminho inverso, ou seja, fazer com que os usuários que chegaram até o site por outro meio (busca no Google, por exemplo) também propaguem o seu conteúdo nas redes sociais através de plugins sociais.
A função desses plugins é colocar botões de compartilhamentos de várias redes sociais nas páginas do seu site, alguns plugins sociais para WordPress que eu recomendo são:
Alguns Temas WordPress como o próprio Avenger, que é o que estou utilizando agora já possuí essa função e você pode conhecê-lo melhor clicando aqui.
7ºP – Personalização
A estratégia de Personalização está diretamente ligada com a escolha do seu nicho de mercado e logo com o perfil da sua persona.
É importante que você volte as suas pesquisas realizadas no 1º P (Pesquisa) e reveja quais são os maiores problemas, necessidades e desejos do seu público-alvo para então entregar para eles exatamente o que eles estão procurando.
Fazer com que o seu consumidor se sinta único e exclusivo é o segredo da Personalização, porém mais importante do que se relacionar é manter o relacionamento e para isso a melhor estratégia é trabalhar com ferramentas de e-mail marketing.
As melhores ferramentas de e-mail marketing em minha opinião são:
- Lead Lovers
- Active Campaign
- Mail Chimp
#Dica Extra: Essas ferramentas são excelentes, porém são pagas, existem algumas opções com versões grátis para você iniciar, mas é importante não se limitar para sempre no gratuito.
8ºP – Precisão
Uma das magias do Marketing Digital é que tudo pode ser mensurado, diferente de uma campanha de Marketing Tradicional onde nem sempre é possível chegar a números exatos.
O último dos 8Ps do Marketing Digital se refere justamente a isso: Mensuração.
O P de Precisão nos diz que você deve sempre medir os resultados de todas as ações realizadas na execução do seu projeto, independente de resultados orgânicos, pagos, vindos das redes sociais ou da lista de e-mails.
O mais importante é verificar o comportamento das pessoas em seu site, como:
- Em quais páginas eles mais navegam;
- Quais links eles mais clicam;
- Qual o tempo de permanecia em seu site.
E claro tudo o que você obter de dados e julgar necessário para uma análise mais profunda do seu negócio.
A melhor ferramenta para essa Precisão é o Google Analytics.
#Dica Extra: É fundamental que você levante esses dados e saiba usá-los de maneira estratégica verificando quais pontos precisam ser melhorados e aprimorados para suas futuras ações de Marketing na Internet.
Concluindo
Conforme você pode ver, a lógica dessa metodologia é seguir um guia estratégico de marketing digital que te possibilite maximizar os resultados do seu negócio online.
Em Resumo:
- Você faz uma pesquisa profunda sobre o seu público e o seu nicho;
- Planeja como você irá atuar nesse mercado e atingir a sua persona;
- Coloca em prática parte do seu planejamento na Produção da sua plataforma;
- Faz publicações com conteúdos de alto valor agregado em seu site ou blog;
- Define os canais e a forma de promover seu projeto (promoção);
- Compartilha nas redes sociais para gerar propagação;
- Personaliza sua oferta a fim de tornar seu consumidor exclusivo;
- Mensura todos os dados e informações obtidos nesse ciclo (precisão).
Saiba que esse ciclo deve ser constante, você deve sempre estar testando novas estratégias e novos meios, mas sempre seguindo a lógica da metodologia dos 8ps do Marketing Digital.
Se você quiser se aprimorar nesse assunto eu recomendo o livro de Conrado Adolpho:
Espero que esse artigo tenha colaborado com as suas estratégias de Marketing Digital!
Grande abraço e até o próximo artigo.
Deixe um comentário