Desde que o mundo entrou na era capitalista passamos por várias fases diferentes na forma de fazermos negócios. Primeiro o Marketing Direto dominava, depois entramos na era dos catálogos, na sequência chegamos na era Digital e neste momento nos encontramos na era do Marketing de Relacionamento impulsionado pelo Digital.
Com consumidores cada vez mais exigentes e completamente saturados pelo excesso de informação um relacionamento forte, duradouro e de confiança acaba se tornando primordial para qualquer conversão em venda.
Se relacionar com seu cliente e oferecer um conteúdo de grande valor se tornou obrigatório e sem dúvida a base do único Marketing que ainda funciona. O Inbound Marketing.
Por isso no artigo de hoje, eu vou compartilhar com você 6 Dicas Fantásticas sobre Marketing de Relacionamento que farão o seu negócio ir de fato para o próximo nível.
O que é o Marketing de Relacionamento
Alguns chamam de estratégia, eu costumo dizer que é uma Ação Focada e Obrigatória que possuí como objetivo a construção e disseminação da sua marca, imagem pessoal ou negócio a fim de reter e fidelizar seguidores, para que estes não apenas se tornem fiéis, mas principalmente leais e defensores da marca.
Dica 1 – Saiba exatamente quem é seu Avatar
Sim, lá vou eu falar de público-alvo e Avatar outra vez. E o porquê disso é muito simples, pois não tem como você aplicar o Marketing de Relacionamento se você não souber para quem está falando.
Você precisa ter muito claro quais são as principais dores e desejos do público que você deseja atingir, pois dessa forma ficará muito mais fácil a conexão com seus seguidores, pois uma vez que você entende seus anseios a comunicação com ele fica em perfeita sincronia.
Dica 2 – Saiba Gerar Valor
Uma vez que você conhece as dores e desejos do seu Avatar você precisa gerar valor para ele. Criar conteúdos gratuitos que ajudam na resolução do problema do seu Avatar é essencial para gerar futuras vendas e transformar seguidores em clientes.
A geração de valor não se dá somente na criação de bons conteúdos, mas também na abordagem que você tem com seu cliente, a comunicação familiarizada, um atendimento prestativo e um pós venda para saber a satisfação do seu cliente.
Mesmo que seu cliente compre apenas uma vez de você é importante que você mantenha o relacionamento, pois certamente ele irá te recomendar sempre que possível, isso acontece involuntariamente através do Gatilho da Reciprocidade.
Dica 3 – Use o E-mail Marketing para Manter Contato
Sim, eu sei que muita gente ainda acha o E-mail Marketing ultrapassado para os dias atuais, mas eu não dispenso essa ferramenta, pois ela ainda é muito eficiente quando atingimos o público certo.
Sempre mande e-mails informativos e de conteúdos de valor, procure usar uma linguagem informal e pessoal para que a conexão fique melhor.
Peça para seus leads responderem seus e-mails, faça questionamentos a respeito dos conteúdos transmitidos e direcione-os para algum tipo de página de valor, como um artigo, um vídeo e até mesmo um novo produto que possa resolver seu problema.
Obs.: No caso de produtos, só ofereça depois de já ter criado uma boa relação com seu lead.
Dica 4 – Use outras ferramentas para a Comunicação
Além do E-mail Marketing use também ferramentas como o WhatsApp, Facebook, Messenger e Instagram para se conectar e principalmente se relacionar com seu Avatar.
As regras de conteúdo são as mesmas do E-mail Marketing, a única vantagem é que as taxas de aberturas por esses aplicativos costumam ser maiores.
Aproveite para melhorar seu Posicionamento nas redes sociais, lembre-se tudo o que você posta é um reflexo da sua imagem e isso vai criando uma imagem de Autoridade ou não na cabeça dos seus seguidores.
Dica 5 – Conquiste a Lealdade do seu Cliente e não apenas a Fidelização
Nos dias atuais apenas buscar a fidelização ainda é pouco, é preciso ir além e conquistar também a Lealdade do seu Avatar.
Com um Marketing de Relacionamento efetivo, ou seja, gerando valor, entendo as dores, oferecendo conteúdos informativos e grátis e principalmente se comunicando adequadamente com seu público você já estará no caminho certo.
Aí então crie planos de fidelização do tipo compre e ganhe uma recompensa exclusiva, ou acumule pontos para as próximas compras.
Aprenda a conquistar a Lealdade e Fidelização dos seus clientes de forma simultânea.
No link abaixo eu fiz um vídeo falando mais a respeito disso:
►Fidelização ou Lealdade de Clientes? Isso fará muita diferença no seu negócio
Dica 6 – Surpreenda seus Seguidores
Quem não gosta de receber uma surpresa? Essa é uma técnica quase que infalível para você acertar em cheio no Marketing de Relacionamento.
Quando você oferece algo além do que seus leads, seguidores ou clientes estão esperando, você automaticamente ativa novamente o Gatilho da Reciprocidade na mente dele e ele passa a confiar muito mais em você.
Por isso sempre que possível ofereça um Bônus Extra, uma mentoria exclusiva ou até mesmo um acesso a um conteúdo Vip do seu projeto, seja isso em conteúdos gratuitos ou pagos o importante é surpreender e criar clientes leais.
Dica Extra – Dê a Ele uma Visão do Futuro
Aqui já estou tentando te surpreender de leve, pois prometi 6 dicas de Marketing de Relacionamento e estou agora oferendo a 7ª dica extra. Pois vamos lá.
É importante que você inclua o seu cliente em projetos futuros, mostre a ele que o melhor ainda está por vir e que ele só tem a ganhar se continuar se relacionando com você.
Seja o seu cliente uma pessoa física ou jurídica ele não pode se sentir desamparado depois de ter comprado o seu produto ou serviço, faça com que ele confie em você, continue fornecendo conteúdos que ajudem ele a alavancar seus resultados.
Outra dica é criar pesquisas de satisfação para entender até que nível seu cliente conseguiu atingir com seu produto para assim criar algo novo e personalizado para ele atingir novos patamares.
Conclusão
Tenho certeza que se você aplicar as 7 Dicas de Marketing de Relacionamento que eu compartilhei você conseguirá se destacar no seu mercado, ganhar a confiança dos seus leads e ainda por cima se posicionar como uma autoridade na mente dele.
Então vamos Recapitular o Marketing de Relacionamento Efetivo:
- Primeiro Saiba Exatamente quem é seu Avatar;
- Depois Gere muito Valor para ele;
- Utilize o E-mail Marketing como principal ferramenta de Relacionamento
- Esteja nas Redes Sociais, mas de uma forma bem posicionada
- Priorize conquistar sua Lealdade e não apenas sua Fidelização
- Lembre-se de sempre Surpreende-lo;
- E por fim mostre a ele uma Visão do Futuro para que ele siga leal a sua marca.
Espero que esse post tenha sido de grande ajuda para você e que seus resultados possam aumentar e muito através do uso de um Marketing de Relacionamento Efetivo.
Deixe nos comentários a sua opinião a respeito do Tema para batermos um papo sobre o assunto e lembre-se de compartilhar com seus amigos empreendedores que precisam urgentemente aprender a se relacionar melhor com seu público-alvo.
Um grande abraço e até o próximo post.
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