Saber técnicas de SEO é um uma qualidade indispensável para quem deseja ser um top afiliado, trabalhando com blogs. Isso não é tarefa fácil, infelizmente alguns dos afiliados iniciantes ignoram o SEO. Se você tem dificuldades em otimizar seu site para fazer vendas na internet não se apavore.
Ainda dá tempo de aprender técnicas de SEO e se tornar um empreendedor digital de sucesso. Leia o artigo até o final e descubra quais são as 5 técnicas de SEO fantásticas que irão fazer seu blog bombar.
O que são técnicas de SEO?
A sigla SEO vem da frase Search Engine Optimization, que quer dizer otimização de sites. De forma geral, as técnicas de SEO são maneiras de otimização de sites ou blogs.
Através da otimização é que os mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo, dentre outros, conseguem encontrar sites na internet.
Já deu para perceber que é indispensável o conhecimento em Search Engine Optmization, quando falamos em trabalhar como afiliados através de blogs ou sites.
Existem técnicas de SEO On-page e SEO Off-Page. Vou começar explicando o que é SEO On-Page.
SEO On-page: As técnicas internas de SEO são maneiras de otimização que fazemos dentro do nosso blog, ou seja, temos controle sobre a escolha de palavras-chaves, meta descrição, tag, legibilidade do texto, atributos de títulos, entre outras técnicas.
SEO Off-page: São as técnicas das quais não temos total controle sobre elas, como por exemplo, links externos, autoridade do site, redes sociais, Backlinks relevantes, dentre outras técnicas.
Agora vamos conhecer a principais técnicas de SEO que você não pode deixar de utilizar em seu blog.
1. Pesquisa de palavras-chave
As palavras-chave são termos que os mecanismos de pesquisa leem antes de mostrar o conteúdo a seus usuários. Por exemplo, se você digita no Google a frase “O que é marketing de afiliados”, com certeza irá aparecer esse termo e outros relacionados a ele. Esses termos são chamados de palavras-chave.
Quando vamos criar um artigo de qualidade em nosso blog, a primeira coisa a ser feita é a pesquisa de palavras-chave. Existem ferramentas que nos permitem fazer pesquisas e utilizar essas técnicas de SEO de forma profissional.
O Google disponibiliza o Keyword Planner que é uma ferramenta de pesquisa de termos chaves, nela podemos ver número de pesquisas mensais para uma determinada palavra-chave e se a concorrência dela é alta ou não. Porém, existem outras ferramentas no mercado, como o Ubersuggest.
Outra ferramenta de SEO que disponibiliza a opção de pesquisas de palavras-chave é o SEM Rush. Ela é limitada na versão grátis, mas não deixa de ser uma ferramenta boa. Mesmo no plano grátis é possível fazer muita coisa, até a análise de concorrentes.
2. Otimização de imagens
Não pense que as imagens não precisam ser otimizadas, as técnicas de SEO são aplicadas em praticamente tudo em sites e blogs. O Google não consegue ler imagens, mas ele irá ler o Atributo do título de conteúdo visual. Ao inserir uma imagem no WordPress é possível inserir texto alternativos nas imagens.
Uma boa tática é renomear a imagem com o título do artigo que está sendo escrito, antes mesmo de fazer upload dela no seu site/blog.
3. Link Building
Link Building é a tática de conseguir links de outros sites apontando para o seu. Conseguir links de sites com autoridade de domínio de qualidade não é uma tarefa tão fácil, mas é muito recompensadora. Os links externos possuem o poder de ajudar o seu site a aparecer na primeira página do Google.
Além dos links externos, não podemos esquecer de fazer linkagem interna, como por exemplo, se você tem um artigo relacionado ao tema que você está escrevendo, você pode inserir um link em algum lugar desse artigo levando o leitor para outro artigo que complementa o conteúdo que está sendo falado.
Como, por exemplo:
“Você pode ler esse outro artigo onde eu explico Como Usar o WhatsApp para Aumentar o Faturamento do Seu Blog“
4. Otimize a meta descrição e Url da página
A meta descrição é um pequeno texto de apresentação do seu conteúdo. Quando você fazer uma pesquisa, aparecem nos resultados os títulos dos artigos e em baixo deles a meta descrição convidando o leitor a ler o conteúdo. É importante inserir a palavra-chave principal do seu artigo na meta descrição.
Além de otimizar a meta descrição é preciso se certificar de que a Url da sua página está legível e curta. A Url não pode ser grande demais. Se você se depara com um site com uma Url assim: http///473693klkdflkdfk87379.com, teria vontade de abrir o artigo para ler? Duvido muito! Uma boa tática é inserir a palavra-chave na Url do seu artigo.
5. Gramática e escaneabilidade do texto
Escrever artigos respeitando a gramática é um fator importante para SEO, o Google classifica conteúdos com diversos erros gramaticais como irrelevantes. Mas o que é escaneabilidade? Podemos mudar essa palavra para legibilidade.
A legibilidade é nada mais nada menos uma das técnicas de escrita na Web que consistem em escrever parágrafos com menos de seis linhas. O Google considera a experiência do usuário um fato muito importante. Ninguém gosta de ler textos longos, a técnica da escaneabilidade de conteúdo deixa o texto mais fácil de ser lido.
E então? Gostou das dicas de técnicas de otimização de sites? Compartilhe o artigo em suas redes sociais e deixe o seu comentário abaixo, terei o prazer de responder a todos.
Forte abraço e até o próximo post 😉
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